23 de março de 2016 mariana

Por que você deve conhecer a Polônia em 2016

Não canso de falar para todo mundo que a Polônia ainda é um destino muito subestimado por quase todos os viajantes. Em 2012, tive a oportunidade de conhecer melhor o país quando passei um tempo ali em um projeto da minha faculdade com a Warsaw School of Economics (SGH). Foi ótimo e, aos poucos, fui entendendo melhor o país! Fiquei a maior parte do tempo em Varsóvia (que, aliás, é linda!), mas também pude conhecer lugares como Cracóvia, Zakopane, Wroclaw e outros. Tendo um pouquinho mais de contato com o dia-a-dia local, você percebe que a Polônia é um país muito animado de tradições culturais fortes, uma História impressionante, belezas naturais incríveis e atrações pouco conhecidas pelo seu interior. Entenda por que você considerar seriamente conhecer a Polônia em 2016!

 

Polônia: um destino econômico dentro da Europa

Na busca por destinos que não te levem à falência em época de dólar, euro e libra altos, você vai encontrar na Polônia uma opção de viagem com ótimo custo-benefício! Mesmo ainda sendo considerado um país barato em comparação ao restante da Europa, a Polônia não deixa nada a desejar no quesito de experiência de viagem! Varsóvia é uma cidade grande que conta com diversos museus, um centro histórico lindíssimo, muitas opções de compras ao longo dos seus vários shopping centers, bons restaurantes, parques e muitos lugares para sair à noite. Aliás, a capital polonesa é reconhecida por ter uma vida noturna agitada! Cracóvia, por sua vez, é uma cidade menor com ares medievais em vários pontos de interesse turístico (como a Praça do Mercado e o Castelo Real de Wawel). Wroclaw, a quarta maior cidade do país, também é lugar interessante para ser conhecido em até dois dias!

Image: Shutterstock.

Image: Shutterstock.

Varsóvia Polônia- Mari and the City

Image: Mari and the City.

 

História

Acho importantíssimo você estar por dentro de acontecimentos marcantes da História Moderna antes de chegar à Polônia até mesmo para aproveitar melhor a viagem! É inquestionável que foi um dos países que mais sofreu com a Segunda Guerra. Infelizmente, Varsóvia foi a cidade mais bombardeada da Europa durante todo o conflito. Em seguida, tivemos a Era Comunista que está fortemente presente na memória dos habitantes da cidade e em alguns outros vestígios da época que permanecem vivos até hoje. Entre eles, os bar mleczny (milk bars) que oferecem refeições bem fartas a preços muito baixos desde a época do comunismo. Cracóvia ainda conseguiu manter os seus traços medievais e é um convite a entender melhor uma História bem anterior a esse período! A partir de lá, fazemos a excursão até o campo de concentração de Aushwitz.

Auschwitz Polônia- Mari and the City

Image: Mari and the City.

 

Cultura

A Polônia possui uma imensa riqueza cultural nos campos da música, teatro, gastronomia, etc. No seu cenário musical, temos desde compositores famosos até música folclórica tradicional regionalizada. Tive a experiência de conhecer um pouco mais dessa música regionalizada em uma festa tradicional em Zakopane (como vocês podem ver nas fotos abaixo), uma pequena cidade das montanhas que é considerada a capital de inverno do país. A Polônia também é reconhecida pela qualidade do seu teatro, especialmente em gêneros dramáticos. A gastronomia é outra coisas que faz sucesso entre estrangeiros com pratos típicos como os famosos pierogis (pasteizinhos recheados e cozidos). Personalidades famosas da cultura polonesa também são frequentemente lembradas em algumas de suas atrações. Entre elas, Chopin em Varsóvia e Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II em Cracóvia. Especificamente agora em 2016, a cidade de Wroclaw foi escolhida como Capital Cultura da Europa e se prepara para receber eventos do gênero no próximo verão.

Zakopane Polônia- Mari and the City

Image: Mari and the City.

Zakopane Polônia- Mari and the City

Image: Mari and the City.

 

Natureza

Não é um fato tão conhecido entre os viajantes, mas a Polônia também conta com muitas riquezas naturais para quem busca um pouco de aventura! Entre elas, parques nacionais, florestas, montanhas e rios. Merecem destaque os cenários das Tatra Mountains (as montanhas mais altas da Polônia) e seus lagos. Há ainda parques como o Puszcza Bialowieska (o parque com búfalos) que preserva uma das poucas florestas nativas restantes na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *